fechar
img

Actividades na Natureza

Nesta semana ocorrerão atividades de turismo ativo promovidas pelos parceiros (entidades devidamente licenciadas que desenvolvem atividades de animação turística), a terem lugar no mar, na serra e no ar, e incluem passeios de jeep e safaris, passeios a pé e levadas, canyoning, BTT, hipismo, moto 4, observação de aves, escalada, passeios de barco/veleiro, observação de golfinhos e baleias, excursões marítimas, mergulho, kayak, snorkelling, surf, excursões panorâmicas, parapente, teleférico, etc.

Actividades em Terra

Observação de aves
A Observação de Aves é uma atividade que encontra na Madeira excelentes condições para a sua prática, quer na observação de aves terrestres como de aves marinhas. Constitui uma forma agradável de conhecer, em profundidade, os elementos que compõem a relíquia natural da Madeira. A rica biodiversidade da Madeira, catalogada como Reserva Biogenética pelo Conselho Europeu e Património Mundial Natural da UNESCO, permitem-lhe a observação de espécies endémicas da Madeira e da Macaronésia. Caminhe pelas veredas e levadas à descoberta do Pombo Trocaz (Columba trocaz), da Lavandeira (Motacilla cinerea schmitzi), da Manta (Buteo buteo harterti) ou da Freira da Madeira (Pterodroma Madeira). Caso opte por um passeio de barco poderá também apreciar um importante número de aves marinhas. Existem empresas especializadas nesta área que organizam passeios em terra ou no mar adaptados às suas preferências.

BTT
O ciclismo é uma forma muito popular de explorar a Madeira. Pedalando aprazivelmente e com calma descobrirá os cantinhos mágicos desta ilha. Tire partido da cumplicidade da paisagem e descubra o prazer de conduzir uma bicicleta ao longo das levadas em plena floresta e por recônditas estradas de terra batida.

Canyoning
Num percurso vertiginoso por águas transparentes, as descidas das ribeiras, abundantes na Madeira, mostram o que a ilha tem de mais interior e puro. Durante o Verão, as ribeiras da vertente norte são as mais apetecíveis, pois o seu caudal é mais elevado, constituindo um emocionante desafio. No Inverno, são aconselháveis as ribeiras da vertente sul pois os seus desníveis são mais suaves e a corrente mais calma.

Excursões
Poderá também optar por conhecer melhor este arquipélago através de uma visita guiada por profissionais especializados e acreditados pelas entidades oficiais. Para tal, apenas terá que efetuar uma marcação prévia do programa/circuito (marítimo/terrestre) no mar e na serra que pretenda desfrutar, recorrendo às inúmeras agências de viagens ou empresas de animação turística locais.

Passeios a Cavalo
Passear a cavalo na Madeira, por percursos de maior ou menor dificuldade, constitui uma real fuga ao stress, onde as belas paisagens são uma constante.

Jeep Safari
Aventure-se na ilha e conduza um veículo 4x4 para desfrutar de panoramas únicos. As sensações vividas na ultrapassagem de obstáculos naturais, para atingir lugares pouco frequentados e de difícil acesso, nunca mais serão esquecidas.

Levadas
A natureza agreste do relevo da ilha e a sua ambiência própria de média montanha possibilitam a utilização de trajetos de rara beleza paisagística para a prática desta atividade. O norte da ilha e a cordilheira central são as zonas ideais para este tipo de desporto. Saiba mais sobre as Levadas da Madeira.

Actividades no Mar

Vela & Passeios de Barco
Conheça a Madeira numa nova perspetiva. A panorâmica sobre a costa desde o mar favorece a beleza desta encantadora ilha. Poderá também programar um passeio até às Ilhas Desertas para conhecer o refúgio atlântico da Foca Monge (Monachus Monachus), mais conhecida por Lobo-marinho, ou observar outras espécies da fauna marítima como, golfinhos e, com alguma sorte, baleias.

Baleias & Golfinhos
A Madeira está também vocacionada para a observação de golfinhos, baleias e de outras espécies marinhas, como é o caso das tartarugas. A natação na companhia de mamíferos, com o acompanhamento de equipas de biólogos marinhos e guias oficiais certificados, proporciona uma experiência inesquecível em águas temperadas e calmas. Junte-se a uma das empresas profissionais na observação de cetáceos, que desde terra espreita os movimentos destes animais e que vos conduzirá até eles.

Mergulho
Deixe-se envolver pelas águas do Atlântico e conheça um curioso mundo submerso. Conheça algumas das Reservas Naturais que são atracção para a prática de mergulho. A passividade dos peixes, habituados a conviver com os mergulhadores, permite a liberdade de nadar entre eles, com boas oportunidades para a fotografia aquática.

Actividades no Ar

Passeio de Avião
Conheça o interior da ilha, percorra-a numa outra perspetiva através de um passeio de avião ou de helicóptero. Descubra locais únicos e memoráveis numa experiência singular, neste jardim do éden! Visite locais onde a natureza permanece tão virgem quanto pura tal como aquando a descoberta da ilha!

Parapente
Devido às características morfológicas da Ilha, esta modalidade é especialmente atraente para quem já a prática. Existem ótimos locais para descolar, sendo os mais utilizados, o Pico da Cruz, o Miradouro da Madalena, a zona do Porto da Cruz e dos Prazeres.

fundo1 fundo2 fundo3